terça-feira, 25 de agosto de 2015

Discoteca Básica #2 - Blood Sugar Sex Magic

Follow my blog with Bloglovin

Discoteca Básica #2 - Red Hot Chili Pepper: Blood Sugar Sex Magik



Esses últimos dias fiquei pensando qual seria um bom disco para comentar no discoteca básica já que, o primeiro foi de muita importância para o cenário Grunge e um marco para a os anos 90. Queria escrever sobre algum feito que tivesse quebrado barreiras. Esta ai, no mesmo ano de lançamento de Ten do Pearl Jam, tivemos o lançamento da obra prima do Red Hot Chili Peppers, um tal de "Blood Sugar Sex Magik".

Considerado 1 dos melhores discos da história da música pela crítica especializada. Difícil descrever oque veio primeiro a banda Red Hot Chili Peppers ou o disco Blood Sugar Sex Magik, algo meio Tostines...rs...rs.

A começar com o longo nome ao qual a indústria fonográfica não utilizava, o albúm teve várias quebras de paradigma para a época, como:

1) Liberdade total para criação das letras, o que resultou em censura para maiores de 18 anos;

2) Liberdade para criação em arranjos músicas;

3) Primeiro album realmente trabalhado pela formação que funciona para a Banda: Kiedis (Vocal), Flea (Baixo), Frusciante (guitarra), Smtih (bateria). A banda somente fez sucesso com essa formação independente do disco;

4) Sonoridade inusitada e inovadora não tocada anteriormente com o som mesclando rock, funk (de verdade, não o carioca) e soul;

5) Instrumento base de composições foi o baixo;

6) Primeiro contrato milhonário para lançamento de discos com bandas de baixa expressão no cenário comercial;

O disco é um tapa na orelha do início ao fim com uma série de músicas de sucesso, como: Give it away, breaking the girl, suck my kiss e Under the bridge. Perfeito para ouvir todas as faixas, no carro e com o volume no máximo. Tremenda aula de música.

Esse trabalho foi o responsável pelo início da fama internacional da banda e também dos problemas de drogas e convivío que culminaram com o declinio nos albuns posteriores, mas isso é estória para um segundo momento.

Escutem vale muito a pena.

Set List:

1) The Power of Equality;
2) If You Have to Ask;
3) Breaking the Girl;
4) Funky Monks;
5) Such my Kiss;
6) I Could Have Lied;
7) Mellowship Slinky in B Major;
8) The Righteous and The Wicked;
9) Give it Away;
10) Blood Sugar Sexy Magik;
11) Under the Bridge;
12) Naked in the Rain;
13) Apache Rose Peacock;
14) The Greeting Song;
15) My Lovely Man;
16) Sir Psycho Sexy;
17) They're Red Hot;

Abraço.

Juca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário